Audios, Spots, Offs, Jingles...

A melhor produção do estado!

acesse agora!

www.desertstudio.com.br

Blog Desert os melhores tutoriais e .

acessar
 

Sete Formas para Captar o Violão!

postado em 22/07/16 por Pancho Belo Romariz


1. A microfonação Blumlein para violão requer o uso de dois microfones bidirecionais colocado num ângulo de 90º. Microfones bidirecionais captam o sinal na frente e atrás, por isso o som da sala influencia muito no som. A maioria dos microfones tem uma configuração que parece uma figura “8” e pode ser facilmente ligado neste modo. Como você pode ver pela foto é preciso que coloque os microfones bem perto um do outro, mas sem deixar que eles se toquem. O próximo passo é conseguir o ângulo de 90º. Neste caso, os microfones estavam moderadamente perto do violonista e o ângulo de 90º estava apontando para foi a ultima casa do violão. O resultado foi um sinal claro e definido, que pode funcionar para a maioria das gravações. Você pode trabalhar com eles tanto em mono quanto estéreo na mixagem que funcionara muito bem.

01

 

2. A microfonação para o violão com microfone condensador de diafragma grande requer que ele fique de frente para a área entre a cavidade do violão e o braço. O microfone foi ligado no padrão Cardióide para reduzir qualquer reflexão do ambiente de trás do microfone. Esse posicionamento é muito mais seco e “magro” em comparação com um posicionamento estéreo porém seria perfeito para o gravar violões dobrados em dois takes diferentes tocando a mesma coisa. Pela natureza do microfone é muito mais sensível e pega muito do grave do violão, dando um som encorpado e robusto. Esse é o tipo perfeito de microfonação se for gravar um musica onde o violão sustente a harmonia da musica a maior parte do tempo.

02

 

3. A configuração “par espaçado” para microfonação de violão utiliza doiis microfones condensadores pequenos a aproximadamente 40 cm de distância um do outro. Um é apontado na direção do 8º traste do violão e o outro apontado diretamente para o 12º traste. Os microfones foram colocados mais próximos ao instrumento porque eles tendem a captar menos frequências graves do que os condensadores de diafragma grande, mas captam os médios agudos com um definição muito bonita. Essa configuração capta muito bem o ruído dos trastes, bem como o corpo do violão. Você poderia usar isso para muitas aplicações, especialmente se o violonista usa muitas técnicas como hammer-ons e pull-offs. O microfone que aponta para a cabeça do violão está lá para capturar estas pequenas complexidades que são perdidos na cavidade do violão.

03 031

 

4. A configuração XY para microfonação de violão é uma opção stereo usada em muitas aplicações diferentes. Para isso, você deve ter os dois microfones colocados em ângulo de 90º com as cápsulas o mais perto possível uma da outra sem que eles se toquem.

04

 

5. Na configuração par espaçado para microfonação de violão trata-se de colocar dois microfones SDC em um emparelhamento espaçamento vertical, cerca de sete centímetros de distância. O microfone inferior é apontado diretamente para as três cordas de baixo do violão e o outro microfone está apontado para as de cima. Dobrando-os para dentro tanto equilibra a extremidade alta e baixa de modo que não são muito diversos furos na fidelidade do sinal. Quando mexer no pan desses sinais,colocando um todo para a esquerda e o outro toda para a direita, a imagem estéreo fica muito interessante. Dependendo de como for a linha que está sendo executada, você pode quase sentir o ataque da palheta nas cordas altas e baixas que se deslocam da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Esse pode não ser o estilo de microfonação preferido da maioria dos engenheiros, porém é mais uma opção muito interessante que você terá, principalmente quando a música só tiver violão e voz, porque isso traz uma certa intimidade para com o que é tocado.

05

 

6. Também existe a microfonação da sala para captação do violão e ela tipicamente utilizada em conjunto com algum outro microfone captando mais de perto o instrumento. E aí você soma os dois, conseguindo a definição do microfone mais próximos e a ambiência dos microfones de sala. É sempre uma opção a mais na hora de mixar.

06

 

7. A captação dinâmica usa um único microfone dinâmico e é o modo mais comumente usando em gravações caseiras e demos. Este exemplo foi incluído porque eu queria mostrar as diferenças drásticas entre esta técnica comumente usada e alguns outros que levam mais de trinta segundos para configurar.

07

.

.

.

Fonte: http://www.planetadoaudio.com/#!7-tipos-de-microfona%C3%A7%C3%A3o-para-tirar-um-som-matador-do-seu-viol%C3%A3o/c1nni/68AB1AF2-CA27-4AB6-AA7C-A06B96ACE429

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

 

  +cursos

Dicas Desert

 
 
 
 

2013 - Desert in blog - Todos os direitos reservados - esse site faz parte do grupo Desert Studio || || Desenvolvido por : Interactive  Monkey